No Dia Nacional de Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho, 27 de julho, o Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região realizou uma série de eventos alusivos à data. A Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (Fetrace) participou das atividades de Sobral e Iguatu.
Sobral
O Sindicato dos Comerciários de Sobral e Mesorregião esteve presente na sede do Sindicato dos Trabalhadores Calçadistas de Sobral, para assistir a palestra do Programa Trabalho Seguro (PTS) com os seus gestores no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 7ª Região, o desembargador Francisco José Gomes e o juiz Raimundo Dias de Oliveira Neto.
A primeira palestra teve a participação do auditor fiscal do Trabalho Rubens Rodrigues Guedes com o tema “Por uma cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho”. Em seguida, a procuradora do Trabalho Ana Valéria Targino de Vasconcelos falou sobre o “Assédio moral, assédio sexual e outras formas de discriminação no ambiente de trabalho”.
Por último a com a advogada, professora e doutoranda Ana Virgínia Porto, falou sobre o papel dos sindicatos e lançou seu livro “A categoria profissional no sistema sindical brasileiro.
Iguatu
Em Iguatu, os diretores do Sindicato dos Comerciários de Iguatu e Região estiveram presentes no evento sobre o PTS, no auditório da faculdade Unific. A apresentação ficou a cargo do juiz do trabalho titular da Vara de Iguatu, Jaime Luis Bezerra Araújo. Houve em seguida uma palestra com a professora do curso de Serviço Social do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE) Moíza Siberia Silva de Medeiros sobre “Assédio moral, sexual e discriminação no âmbito do trabalho”. Logo após houve uma segunda palestra, a cargo do juiz do trabalho Adalberto Ellery Barreira Neto sobre “Por uma cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho”.