Fundada em 31 de agosto de 1963, a Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (Fetrace) é uma entidade sindical de segundo grau. Ela foi construída para fins de defesa, coordenação, orientação e representação da categoria de profissionais dos trabalhadores e trabalhadoras em comércio e serviços do Ceará.

Antes de ser Fetrace, a entidade se chamava Fetracepi e representava os trabalhadores em comércio e serviços do Ceará e do Piauí. Em 1963, pouco mais de 13 pessoas assinaram a ata da sessão de fundação da federação, na sede do Sindicato dos Empregados no Comércio de Fortaleza (SEC Fortaleza).

Em meados de 1980, a Fetracepi se dividiu em duas federações: a Fetrace, que passou a representar somente os trabalhadores do Ceará, e a Fetracompi, que representa os trabalhadores do Piauí.

Em quase 60 anos de história, a Fetrace acumula uma série de lutas e conquistas para a classe comerciária e de serviços do Ceará, através de sua parceria com seus sindicatos filiados, bem como se consolidou como um lugar de formação, organização e liderança.

Atualmente, a Fetrace congrega 22 sindicatos que, juntos, estruturam uma representação ativa, séria, de luta e unificada em defesa dos trabalhadores, de ideais e do bem comum.