DEZEMBRO VERMELHO Alerta para a importância da prevenção e testagem do HIV, Aids e ISTs
O Dezembro Vermelho é uma mobilização nacional contra o HIV, a AIDS e outras ISTs, promovendo a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas afetadas. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) garante cobertura para o diagnóstico e acompanhamento da AIDS em planos de saúde, incluindo consultas, exames e tratamentos.
As operadoras de planos de saúde não podem recusar clientes portadores de doenças preexistentes, como o HIV. O Brasil reduziu em 25,5% a mortalidade por AIDS nos últimos dez anos, com 92% dos pacientes em tratamento alcançando a indetectabilidade.
O uso de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP) são métodos de prevenção eficazes. O diagnóstico é feito por testes rápidos ou laboratoriais, e o SUS oferece autotestes gratuitos.
A prevenção continua sendo fundamental para combater o HIV. Hoje, o HIV não é mais um tabu, e é fundamental que todos entendam que a informação e o cuidado podem salvar vidas, garantindo que todos tenham a oportunidade de viver de forma saudável e digna.
Formas de contágio
Assim pega:
Assim não pega: