No dia 7 de setembro, celebramos a Independência do Brasil, um marco na trajetória de nossa nação. Para o setor do comércio e serviço, essa data é um feriado facultativo que nos oferece uma oportunidade para refletir sobre a importância desses trabalhadores na economia do nosso país.
O setor do comércio e serviço, atualmente, é um dos pilares da economia nacional, desempenhando um papel vital ao gerar empregos e movimentar o mercado, reconhecemos este setor e valorizamos o empenho e a dedicação dos trabalhadores que, com seu trabalho são essenciais para o desenvolvimento do país.
Além disso, é importante lembrar do “Grito dos Excluídos”, uma manifestação que destaca a luta por justiça e inclusão social. Há três décadas, o Grito dos Excluídos e Excluídas acontece no dia 7 de setembro, buscando mobilizar a sociedade na luta por direitos fundamentais, como saúde, educação, habitação e segurança alimentar, além do combate ao racismo, à violência policial, à violência contra as mulheres e a outras formas de discriminação e ódio.
O movimento também abraça as pautas das comunidades rurais e tradicionais, defendendo o direito à terra, a agricultura familiar baseada na agroecologia, o acesso a alimentos saudáveis e a soberania alimentar.