O G20 reúne as 19 maiores economias do mundo, além de representantes da União Europeia e da União Africana, a capital cearense está sediando os encontros de trabalho do grupo
A quinta e última reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Emprego do G20 começou em Fortaleza, no Centro de Eventos, com 459 participantes. O evento teve início na manhã desta terça-feira (23), com o encontro do L20 (Labour20), grupo de engajamento que trata das pautas da classe trabalhadora e que faz parte do G20 Social.
O presidente da Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas do Comércio e Serviço do Estado do Ceará (FETRACE), Francimar Silva, esteve presente na reunião no dia de ontem (23) e nesta quarta (24).
O evento segue até o dia 26 e incluirá uma reunião ministerial com os ministros do Trabalho de todos os países do bloco, com a presença do governador Elmano de Freitas na abertura às 8h do dia 25. Os delegados revisaram políticas de combate à discriminação contra mulheres ao longo de suas carreiras, tema que será retomado na agenda do G20 após a reunião técnica, com o evento da Coalizão Internacional para Igualdade Salarial (EPIC) focado em reduzir as disparidades salariais entre homens e mulheres.
Além da igualdade de gênero, o evento em Fortaleza examina estratégias para um Novo Contrato Social através do G20, com foco em emprego decente, proteção social, direitos trabalhistas fundamentais, reforma institucional e arquitetura financeira internacional.