Evento nacional reúne lideranças sindicais femininas de todo o Brasil para formação e troca de experiências
A Contracs (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT), em parceria com o Solidarity Center AFL-CIO, promoveu um evento histórico de formação sindical que contou com a participação de aproximadamente 50 mulheres sindicalistas de 19 estados brasileiros.
Do Ceará, foram a diretora do SEC Iguatu e secretária de juventude da Contracs-Cut, Gacyella Lima, a diretora do SEC Pacajus, Valderlandia Carvalho e Fátima Chaves representando o SEC Quixadá.
Como tema: “Caminhos Sindicais: Uma Jornada de Formação”, o curso foi especialmente desenvolvido para mulheres atuantes no setor de comércio e serviços que ainda não haviam participado de uma formação sindical formal.
Realizado sob a liderança das Secretarias de Mulheres e de Formação da Contracs, o encontro serve como fortalecimento do movimento sindical no país. O objetivo principal do evento foi capacitar as participantes para os desafios do sindicalismo, focando na história da luta dos trabalhadores, organização sindical e negociação coletiva.
Gacyella Lima, enfatizou a importância da formação de lideranças femininas no movimento sindical e o fortalecimento das mulheres no movimento. “Os dois módulos realizados no primeiro encontro foram especialmente enriquecedores, abordando a história da luta sindical, a organização dos trabalhadores no Brasil e no mundo, além de temas cruciais como organização sindical, negociações coletivas e a participação das mulheres em acordos coletivos de trabalho” declarou.
A diversidade cultural e regional das participantes enriqueceu o evento, promovendo troca de experiências e fortalecendo o espírito de colaboração e união entre as sindicalistas.