Secretária de Saúde anuncia medidas para conter aumento de casos, incluindo aplicação da dose de reforço e mutirões de vacinação nos municípios cearenses
Nesta quarta-feira (6), a Secretária de Saúde do Ceará, Mara Coelho, anunciou o início da aplicação da dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19. A medida é recomendada para idosos com 60 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos que receberam a última dose da vacina há pelo menos seis meses. Essa iniciativa faz parte das ações do governo para reforçar a proteção da população.
No mês de novembro, a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) registrou aproximadamente 2.809 casos positivos da doença, incluindo as subvariantes JN.1 e BA.2.86.1. Identificadas pela primeira vez em território brasileiro e atualmente em circulação no estado.
Conforme o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), entre 5 e 25 de novembro, das 47 amostras coletadas nos municípios, 38 apresentaram a presença da JN.1 e uma da BA.2.86.1.
Diante do aumento de casos, a Sesa lançou uma nova campanha incentivando a vacinação contra a Covid-19. Na segunda-feira (4), os municípios cearenses reabriram salas de vacinação em um esquema de mutirão para convocar a população à imunização.
Em Fortaleza, o Vapt Vupt Antônio Bezerra, Messejana e Papicu criaram salas de vacinação com horário de funcionamento das 8h às 17h. Na região metropolitana, o núcleo da organização do trabalho na Estratégia Saúde da Família (ESF) está atuando para imunizar a população de Juazeiro do Norte, e em Quixadá, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estão aplicando a vacina.
É crucial manter todas as precauções para combater e prevenir a circulação do vírus, incluindo a lavagem frequente das mãos, o uso de álcool em gel, o uso de máscaras e evitar o contato próximo com pessoas doentes. Caso apresente sintomas como febre, dor de garganta, congestão nasal, tosse, problemas no olfato e/ou paladar, procure o posto de saúde mais próximo.