O jogador Vinicius Junior (Vini Jr), do time de futebol Real Madrid, sofreu, no dia 21/05, ataques racistas da torcida que acompanhava a partida no estádio Mestella, em Valencia, e cantava músicas com trechos “Vinicius, você é um macaco”, “Maldito negro, você é um idiota”, entre outras.
As ofensas perduraram até que, durante novos insultos direcionados para Vini Jr por torcedores e jogadores do time adversário, os jogadores trocaram empurrões. No tumulto, Vini atingiu o rosto de Mamardashvili e acabou expulso.
Em manifestação sobre o ocorrido, o jogador afirmou: “Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga”
Cartão Vermelho
Após a repercussão do caso e avaliação do ocorrido, a federação espanhola anulou o cartão vermelho para Vinicius Junior na partida contra o Valencia.
No entanto, o jogador não deverá jogar na próxima partida por ter reclamado de dores no joelho.
Histórico de racismo no futebol espanhol
Não é a primeira, nem segunda vez que o jogador Vini Jr sofre ataques racistas.
O histórico de agressões é extenso e vem acontecendo desde 2021 quando sofreu o primeiro episódio. Em 2022 houveram mais três casos e 2023 já soma mais seis ocorrências.
Posicionamento da ONU
Nesta quarta-feira (24), em Genebra, na Suíça, o alto comissário da Organização das Nações Unidas (ONU), Volker Turk, fez uma declaração contra os atos de racismo realizados no futebol espanhol e solicitou “esforços coletivos” para acabar com esse tipo de violência no esporte.