Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou o Novembro Azul no país, com o objetivo de conscientizar e orientar os homens acerca da sua saúde; estimular uma importante mudança de hábitos, e também trabalhar por um melhor acesso da população masculina à saúde de forma integral.
Atualmente, é o maior movimento em prol da saúde do homem no país. Neste ano, campanha está pautada na mensagem “Saúde do Homem: Cada Passo Conta”, mostrando como podemos sair do labirinto da dúvida com informação e cuidado.
DADOS
No Brasil, o INCA estima que 239 mil homens poderão ter câncer a cada ano no período de 2023 a 2025. Entre os tumores, exceto o de pele não melanoma, estima-se que o mais incidente seja o de câncer de próstata (30%), seguido dos cânceres de cólon e reto (9,2%), pulmão (7,5%), estômago (5,6%) e cavidade oral (4,6%) apenas na população masculina.
O câncer de próstata é predominante em todas as regiões, totalizando 72 mil casos novos a cada ano do próximo triênio, atrás apenas do câncer de pele não melanoma (101.920 novos casos). Nas regiões de maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), os tumores de cólon e reto ocupam a segunda ou a terceira posição, sendo que, nas de menor IDH, o câncer de estômago é o segundo ou o terceiro mais frequente entre a população masculina.
PREVENÇÃO
A prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença. O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui a adoção de um modo de vida saudável e evitar a exposição a substâncias causadoras de câncer.
O objetivo da prevenção secundária do câncer é detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais.
A campanha Novembro Azul faz parte do calendário nacional, com a adesão da sociedade como um todo – incluindo o Ministério da Saúde, hospitais, empresas de diversos segmentos, artistas, influenciadores, atletas, imprensa e a população em geral.
CUIDE-SE!