Nos dias 20 e 21 de novembro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs) promoveu um evento de formação sindical em Brasília, com a participação de mulheres sindicalistas de diferentes regiões do Brasil. O objetivo principal da atividade foi capacitar as participantes para os desafios contemporâneos do movimento sindical, com um enfoque especial na história da luta dos trabalhadores, organização sindical e negociação coletiva.
Participaram mulheres dos sindicatos do comércio e serviços dos estados do Ceará, filiados a Fetrace, como o SEC Pacajus, representado por Valderlandia Carvalho, o SEC Iguatu, representado por Gacyella Lima, e o SEC Quixadá, com a representação de Fátima Chaves. A secretaria de mulheres da Fetrace, Ana Cláudia, ressaltou a importância das mulheres no movimento sindical. “Mulheres empoderadas são como flechas lançadas ao vento, com determinação como arco e sonhos como alvo. Elas não descansam até alcançar o sucesso”, afirmou, parabenizando as participantes pelo engajamento no curso.
O curso, intitulado Caminhos Sindicais: Uma Jornada de Formação, foi estruturado em dois módulos. O segundo módulo, iniciado na manhã de quarta-feira, 21 de novembro, abordou o eixo III do programa, que tratou da Comunicação Sindical e os Desafios da Classe Trabalhadora. A formação é especialmente voltada para mulheres que atuam no setor de comércio e serviços e que ainda não tiveram a oportunidade de participar de um processo formal de capacitação sindical.
A formação, organizada pela Secretaria de Formação e pela Secretaria de Mulheres da Contracs, uma organização internacional que apoia a construção de sindicatos mais fortes ao redor do mundo. Além da qualificação técnica, o evento tem se mostrado uma verdadeira oportunidade de troca de experiências, fortalecendo o espírito de colaboração e união entre as sindicalistas, essencial para a construção de um movimento mais forte e representativo.