No sábado, aconteceu o segundo dia do Seminário de Formação Política, Sindical e Profissional da Fetrace com a presença de mais de 60 participantes.
O formador sindical, Edecarlos Rulim, realizou uma dinâmica em que perguntou como o sindicato de cada participante estava praticando a formação sindical em sua realidade específica. Os participantes colocaram respostas diversas, desde inexistente a realização de cursos para os trabalhadores como informática.
Em seguida, Edecarlos passou o microfone para cada participante falando como a Fetrace e o movimento sindical, deveria investir em formação. Foi colocado a necessidade de qualificar os dirigentes para entrar em contato com a base, cursos de qualificação para os trabalhadores, necessidade dos dirigentes terem contato com o pensamento político sindical, cursos voltados para mulheres, dentre outros.
As colocações foram anotadas e segundo a secretária de formação da Fetrace, Liduina Marques, serão objeto de trabalho do novo coletivo. Na sequência foi realizada a eleição do coletivo de Formação, com a indicação da secretária de formação da Fetrace, do vice-presidente, da diretora de comunicação e do diretor de finanças, assim como a participação nas reuniões dos secretários de formação dos sindicatos filiados.
Fechando a manhã, o presidente da Fetrace, Francimar Silva, afirmou que “nossa linha é que cada secretária tenha um coletivo e um plano de trabalho. Não será o presidente que fará tudo sozinho, mas é a união de todos, que fará os resultados, ainda mais neste momento que precisamos no qualificar no combate ao fascismo”.