Teve início na manhã desta sexta-feira (16), o 5º Encontro de Formação Política, Sindical e Profissional da Fetrace com o tema “Que tipo de Mundo está em disputa e qual deve ser o papel do movimento sindical”.
O encontro começou com uma pesa de abertura que teve a participação do presidente da Fetrace, Francimar Silva; a representante da Confederação dos Trabalhadores em Comércio e Serviços da CUT, Gacyella Lima; da Secretária de Mulheres da Central Única dos Trabalhadores, Ana Claudia; da Secretária de Formação da Fetrace, Liduina Marques; do presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, Raimundo Ângelo; do representante da Deputada Federal Luizianne Lins, Roberto Gomes; e do representante do Deputado Estadual Missias do MST, Edinaldo Severiano.
O presidente da Fetrace, Francimar Silva, saudou a todos no evento e falou sobre a importância de se investir em formação para se poder atuar no movimento sindical nos dias de hoje.
Liduina Marques, saudou a todos no encontro e disse que nestes dois dias, vamos aprofundar a formação política, para poder escolher os nomes para o coletivo de formação.
Veja as fotos da abertura:
Que tipo de Mundo está em disputa e qual deve ser o papel do movimento sindical
Para falar sobre a conjuntura política e os desafios do movimento sindical, foram convidados o professor Fábio Sobral e o presidente do IDT, Raimundo Ângelo. A mesa foi coordenada por Liduina Marques e pelo vice-presidente da Fetrace, Anderson Borja.
Fábio Sobral falou sobre a situação da concentração mundial do capital e de como isto vem afetando o meio ambiente. Também argumentou as diferenças entre a estratégia política americana e chinesa.
Raimundo Ângelo expôs sobre a precarização do trabalho e sobre o papel do movimento sindical de compreender a realidade política. Falou sobre a dificuldade da luta, como a implementação da igualdade salarial de gênero. E destacou a correlação de forças desfavorável que empurra a situação a fazer alianças não tradicionais.
Após a exposição foi aberta as falas para o público: Daniel Mendes (Sindppen-Ce), Claudemir Brito (SEC Iguatu), Helenice Pereira (SEC Fortaleza), José Maria (Sintoice), Marcos Pereira (SEC Itapipoca/Fetrace).
Interação com o público
Após a mesa de abertura, Edecarlos Rulim, fez uma dinâmica com tarjetas, onde coletou a opinião do público sobre as expectativas do encontro. As palavras como “aprendizado, conhecimento, sabedoria, fortalecer a luta sindical, fundamentos, lutas de classes, …” foram algumas das palavras escritas pelo público.
Uma televisão com mensagens enviadas pelo público foi instalada no auditório e os participantes estão sendo enviadas pelo WhatsApp e colocadas no telão. Foram sorteadas duas garrafas térmicas, sendo os primeiros sorteados, dois dirigentes do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza e Região, Anatalia Sales e Berg Silva.