Nos dias 16 e 17 de agosto, a Secretaria de Formação da Fetrace através de sua secretaria Liduina Marques, irá realizar o 5º Encontro de Formação Política, Sindical e Profissional com o objetivo de fortalecer a formação política e sindical das entidades sindicais.
Primeiro dia do Encontro de Formação
No primeiro dia, sexta-feira, a programação se inicia com a mesa de abertura política, contando com a participação de representantes da FETRACE, da CUT, o Deputado Estadual Missias do MST, e a Deputada Federal Luizianne Lins. A mediação e coordenação serão feitas por Liduina Marques e pelo presidente da Fetrace, Francimar Silva.
O evento segue com uma dinâmica intitulada “Levantamento das Expectativas” que será conduzida pelo economista e formador sindical, Edcarlos Rulim, abordando as expectativas dos participantes e a importância da formação política e sindical para as lutas do movimento sindical. Em seguida, um debate sobre a conjuntura atual e o papel do movimento sindical com a participação do Professor Fabio Sobral e Raimundo Ângelo.
Após o almoço as atividades serão retomadas com uma dinâmica de movimentos, seguida por um debate sobre a luta de classes e a luta sindical nos dias de hoje, com ênfase nos desafios enfrentados atualmente. O supervisor técnico do DIEESE Reginaldo Aguiar e o secretario do trabalho do Ceará, Vladyson Viana serão os debatedores desse bloco que irá encerrar o primeiro dia.
Segundo dia do Encontro de Formação
No segundo dia, a programação começa às 8h com um café da manhã, seguido de uma dinâmica e animação às 8h30. Teremos uma construção do Plano de Trabalho de Formação Política e Sindical, com apresentação da metodologia de trabalho. Os participantes se dividirão em grupos para discutir perguntas orientadoras, com apresentações dos trabalhos em grupo às 11:30.
No fim, será realizada a eleição do Coletivo de Formação Política e Sindical da FETRACE, com encerramento e almoço após o meio dia. Para Liduina Marques, secretaria da pasta, “Este encontro é essencial para fortalecer as bases do movimento sindical e garantir que estamos preparados para enfrentar os desafios futuros com uma formação sólida e unida.”