A diretoria da Fetrace, parabeniza todos os profissionais operadores de telemarketing pelo Dia do Operador de Telemarketing, neste dia 04 de julho, profissão que representa a voz das empresas através dos Serviços de Atendimento aos Clientes (SACs), call centers, contact centers e help desks.
Os operadores de telemarketing desempenham um papel fundamental na manutenção do relacionamento entre empresas e clientes. Atualmente, o setor de telemarketing é o segmento com maior demanda por contratações no Brasil, de acordo com o LinkedIn e frequentemente servindo como porta de entrada para jovens em busca do primeiro emprego.
Para ingressar nessa área, as exigências são acessíveis: idade mínima de 18 anos, ensino médio completo e habilidade de comunicação eficaz. Após a contratação, os operadores passam por treinamentos intensivos, nos quais são capacitados em aspectos como português, matemática, características dos produtos, técnicas de relacionamento e negociação.
Sobre direitos
A Norma Regulamentadora 17 estabelece direitos fundamentais para operadores de telemarketing, incluindo jornada máxima de 6 horas diárias e 36 horas semanais, com pausas obrigatórias de 10 minutos a cada 2 a 5 horas de trabalho, fora do posto. O intervalo mínimo para refeição é de 20 minutos, integrado à jornada. A lei da terceirização (Lei 4330/2017) permite a terceirização completa de departamentos de call center, oferecendo maior segurança jurídica às empresas, redução de custos trabalhistas e acesso a profissionais treinados.