Federação homenageia cabeleireiros, barbeiros, esteticistas e outros talentosos trabalhadores que contribuem para nossa autoestima e bem-estar
Hoje (19), no Dia do Cabeleireiro, a Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas do Comércio e Serviços do Estado do Ceará (Fetrace) saúda a arte de transformar os fios de cabelo, homenageando uma categoria de profissionais que desempenham um papel essencial em nosso cotidiano.
Este dia não é exclusivo para cabeleireiros, abrangendo também barbeiros, esteticistas, manicures, maquiadores, depiladores e todos aqueles que contribuem para a beleza e bem-estar nos salões de beleza.
A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 12.592, promulgada em 18 de janeiro de 2012. Mas optou por celebrá-la no dia seguinte, pois a lei entrou em vigor em 19 de janeiro. Antes dessa oficialização, a data era comemorada em 3 de setembro – sugerida pela Federação Nacional de Cabeleireiros. Além disso, algumas regiões do país também reconhecem o dia 3 de novembro como o Dia do Cabeleireiro, em homenagem a São Martinho de Porres.
São Martinho de Porres (1579-1639), de origem peruana, é venerado como padroeiro dos cabeleireiros. Sua ligação com a profissão decorre do fato de ter aprendido o ofício de barbeiro antes de decidir se dedicar à vida religiosa. No convento, além de suas funções religiosas, ele também cortava o cabelo dos frades, o que lhe conferiu o título de padroeiro da categoria.
Neste dia especial, a Fetrace reconhece a habilidade técnica desses trabalhadores e sua contribuição para elevar a autoestima e promover o cuidado pessoal. A data é uma oportunidade de agradecer a esses artistas que, com talento e dedicação, desempenham um papel significativo na expressão da nossa identidade e autoconfiança.