O segundo debate da tarde desta sexta-feira (2) do “10º Congresso da Fetrace: Esperançar a democracia para fazer florir” contou com a presença do Técnico Regional do Departamento de Estudos e Estatísticas Socioeconômicos (DIEESE) Reginaldo Aguiar. Na mesa, também estiveram presentes as dirigentes Liduina Marques e Anatália Sales.
Na ocasião, Aguiar falou da dicotomia que existe entre os salários e o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará e comparou com os demais estados do Brasil. Para ele, não se justifica, diante dos números a imensa diferença entre os salários pagos no Ceará em relação a estados como São Paulo, já que as empresas são as mesmas e uma grande parte de seus lucros são obtidos aqui.
O Supervisor técnico também explicou quais são os fatores que determinam o custo de vida, e mostrou o livreto “Lula sem Censura” como exemplo do cálculo feito pelo, na época dirigente metalúrgico, para negociar direitos na mesa de negociação e com o Governo.
As dirigentes presentes à mesa também fizeram perguntas e conduziram o uso de fala aos demais inscritos presentes.
Logo após, teve início uma celebração junina com música ao vivo para todos os delegados, suplentes e convidados do congresso.
Amanhã, a partir das 7h, acontece a última parte do processo congressual.