Debate contou com participação da Secretária Executiva de Igualdade Racial do Governo do Estado do Ceará, Mártir Silva
A tarde desta sexta-feira (2), segundo dia do 10º Congresso da Fetrace “Esperançar para fazer florir”, foi aberta pelo debate “Racismo e Violência Contra as Mulheres” com a participação da Secretária Executiva de Igualdade Racial do Governo do Estado do Ceará, Mártir Silva e com as dirigentes sindicais Ana Cláudia Silva e Ivanúsia Miranda.
O momento foi aberto pela dirigente da Fetrace, Ana Cláudia, que afirmou a importância da temática alertando que o Ceará não pode continuar sendo campeão de violência contra s mulheres.
A Secretária Executiva, Mártir, realizou uma profunda reflexão histórica ressaltando que a sociedade capitalismo determina papéis de opressão. Em usa fala explicou que além da violência física existe a psicologia e citou diversas formas onde a estrutura naturaliza essa opressão. Ela ainda ressaltou que está violência que desumaniza está estruturada socialmente no capital.
Em sua fala, Ivanúsia Miranda, em sua fala relatou sobre o preconceito racial no setor do comércio e também questionou sobre o como o capital ensina o trabalhador agir contra a própria classe, ressaltando um exemplo de uma supervisora que chamou o cabelo de um jovem aprendiz de “esponja”.
Logo após, às 16h, terá início o debate “Custo de vida e inflação” com a participação do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas (DIEESE) e uma confraternização para todos os participantes do congresso.