Na noite desta quinta-feira (01) ocorreu a abertura do 10º Congresso da Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Ceará (Fetrace). A solenidade ocorreu no auditório da federação, no Centro de Fortaleza, e reuniu sindicalistas das mais de 20 entidades filiadas e convidados.
Antes do início dos trabalhos, foi realizada uma mística em que vários representantes entraram no auditório com bandeiras dos sindicatos e movimentos sociais de esquerda ao som da música O que é o que é?, de Gonzaguinha.
Logo após, a cerimonialista da solenidade, Marina Valente, chamou as pessoas que compuseram a mesa de abertura do Congresso.
O presidente da Fetrace, Francimar Silva, foi o primeiro a falar na mesa e lembrou dos desafios que estão sendo enfrentados pós-Bolsonaro. ”Nós temos aqui o desafio de reconstruir o que foi destruído nos últimos quatro anos. Nós temos o compromisso, temos o dever de lutar por aqueles que mais precisam”.
Em sua fala, o presidente também lembrou do companheiro Eliseu Rodrigues, que presidiu a federação durante muitos anos e deixou sua grande marca na luta pelos trabalhadores em comércio e serviços do Ceará.
Além de Francimar, participaram da mesa de abertura o presidente da CUT-CE, Wil Pereira; o secretário nacional de meio ambiente CUT, Daniel Gaio; o representante da Contracs, Olinto Teonacio; a representante da Marcha Mundial das Mulheres, Ticiana Studart; o superintendente regional do trabalho, Carlos Pimentel; o desembargador do trabalho da 7ª região, Franzé Gomes; e o secretário do trabalho do Ceará, Vladson Viana.
Também compuseram a mesa Luis Carlos Paes, presidente do PCdoB Ceará; Agenor Lopes, presidente da UGT Ceará; Júnior Mendes, representante do mandato do deputado estadual Missias do MST; Roberto Gomes, representante do mandato da deputada federal Luizianne Lins; e Reginaldo Aguiar, do DIEESE.
Ainda na solenidade, foi realizada uma homenagem com entrega de placas para os familiares de lutadores que fizeram parte da história de luta da Fetrace, mas faleceram nos últimos anos. Foram homenageados José Nunes Passos, Adriano Sérgio Ribeiro Torquato e Francisco José Bezerra Lira.