28 de Abril – Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

28 de Abril – Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

O dia 28 de Abril é conhecido como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas trabalho. A data foi instituída pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) em 2003, em alusão ao ocorrido nesta data, no ano de 1969, onde 78 trabalhadores de uma mina no Estado de Virgínia, nos Estados Unidos, morreram devido a uma explosão. Muito anos depois, campanhas ao redor do mundo continuam lutando por mais segurança e saúde nos ambientes de trabalho.

No Brasil, a Lei n0 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data homenageia mas também volta as atenções e preocupações para o outro lado do trabalho: o que acidenta, incapacita e mata.

O trabalho não envolve somente riscos de acidentes, mas também o de doenças. No mundo inteiro são mais 160 milhões de pessoas que sofrem com doenças ocupacionais não letais e mais de dois milhões de pessoas morrem a cada ano devido a enfermidades relacionadas ao trabalho.

Para o secretário de Saúde e Segurança da Contracs/CUT, Domingos Braga Motta “dar visibilidade a data e aos dados relacionados é muito importante, pois vivemos uma situação onde ainda nos encontramos com números bastante elevados tanto em relação aos acidentes do trabalho, quanto em relação as doenças relacionadas ao trabalho. Sabemos que há muita subnotificação e, por isso mesmo, é necessário seguir cobrando mais investimentos em prevenção, proteção coletiva e cuidados durante o exercício do trabalho.

O presidente da Contracs/CUT, Julimar Roberto, reforça também que nesta data “enfrentamos uma das mais graves crises de saúde que a humanidade já conheceu e, infelizmente, temos a frente do governo um tirano que busca dia após dia a retirada de direitos da classe trabalhadora, das normas de proteção e dos investimentos em saúde pública, fiscalização e preservação das vidas”.

Contracs/CUT reforça seu compromisso com a memória da vítimas de acidentes relacionadas ao trabalho e seguirá na luta para por mais investimentos em prevenção, proteção, fiscalização e, principalmente, a defesa do Sistema Único de Saúde.

Please follow and like us:

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *